Para iniciarmos o passo a passo de como renovar sua CNH, precisamos saber algumas informações sobre esse documento e suas validades.

  • A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento que possui validade determinada à partir do último exame médico realizado por uma credência do DETRAN (Departamento de Trânsito). Portanto, é necessário estar sempre alerta com a validade desse documento.
  • De acordo com as normas do órgão estadual DETRAN, para pessoas que possuem entre 18 e 65 anos a validade o exame de aptidão física e mental é de 5 anos. Caso você tenha mais de 65 anos, esse tempo diminui para 3 anos. Essa redução tem o objetivo de avaliar e ter um maior controle sobre os condutores, para manter a segurança no trânsito.
  • Após o vencimento da CNH, você terá 30 dias para renová-la e evitar maiores problemas. Caso essa exigência não seja realizada, será considerada infração gravíssima correndo risco de ganhar uma multa.

Fique atento!

Se você possui uma CNH de outro estado deverá solicitar a transferência de prontuário antes de renovar a CNH.

Passo a Passo para Renovar Sua CNH

1° passo: Solicitar Renovação da CNH

Deve-se solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) preenchendo um formulário eletrônico.

2° passo: Marcar Exames Médico e Psicotécnico

Após preencher seus dados, você terá o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que contém as informações da clínica médica. Imprima o DAE e efetue o pagamento.

Para marcar o exame médico você deverá ligar na clinica e agendar a melhor data e horário. O horário de funcionamento das clínicas é compatível com o atendimento do Detran. Fique atento a feriados e pontos facultativos antes de ligar.

CLÍNICA MÉDICA E PSICOLÓGICA – O condutor não poderá escolher o local em que fará o exame, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas. O Artigo 39 do Decreto 44546/2007 regulamenta a distribuição imparcial e aleatória das solicitações de exames, por meio de divisão equitativa.

3° passo: Realizar Exames

Você deve estar na clínica médica informada para realizar os exames marcados. Lembre-se que os valores dos Exames Médico e Psicotécnico devem ser pagos em dinheiro no momento que for fazer os exames.

Observação: o exame psicotécnico é exigido apenas para quem exerce atividade remunerada com o veículo. Porém, quando o psicólogo julgar necessária nova avaliação psicológica do condutor que não exerce atividade remunerada, o exame psicotécnico terá data de validade e no ato da renovação da CNH, deverá ser realizado.

  • Condutor com deficiência física: Com a sua avaliação médica, caso julgado necessário, o condutor será encaminhado para avaliação específica conforme sua necessidade. O condutor deverá agendar o atendimento Detran.
  • Tripulantes de aeronaves: Os tripulantes de aeronaves titulares de cartão de saúde, devidamente atualizado, expedido pelas Forças Armadas ou pelo Departamento de Aviação Civil – DAC, ficam dispensados do exame de aptidão física e mental (exame médico), ressalvados os casos previstos no §4° do art. 147 e art. 160 do CTB. O exame psicológico (psicotécnico) deverá ser realizado.

4° passo: Emissão da CNH

Após o processo de renovação da CNH será enviada ao endereço que está cadastro no sistema do Detran. Caso o carteiro não consiga entregar em 3 tentativas, o documento será levado para a unidade responsável. Se não houver nenhuma unidade ficará disponível na Delegacia de Trânsito da cidade.

Você pode acompanhar a emissão e entrega da Carteira Nacional de Habilitação

Observação: No caso de alteração no nome do condutor, o mesmo deverá providenciar primeiro a Carteira de Identidade alterada e em seguida comparecer na sede do Detran, ou na Ciretran da cidade onde reside. Após fazer a alteração de nome no Detran/Ciretran, o interessado deverá se dirigir à clínica médica.

  • A coleta da fotografia e a assinatura é feita diretamente na clínica credenciada ao Detran.

Cuidado!

Caso você esteja adicionando outra categoria, deve finalizar o processo e solicitar a renovação da CNH. Se outro serviço for solicitado sem que você tenha finalizado o processo, todas as etapas desse processo deverão ser feitas novamente.

Caso a CNH esteja vencida há 5 anos ou mais (contados a partir da data de validade do documento), o condutor deverá realizar o curso de atualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

WhatsApp chat